terça-feira, 25 de maio de 2010

Vancouver's Memory: Chinese New Year

O fato de Vancouver ter uma Chinatown enorme e ser uma das maiores colônias de chineses do mundo só poderia causar influência no calendário de festas da cidade. Sendo assim, nada mais natural do que comemorar o Ano Novo Chinês, no dia 12 de Fevereiro. :)


Dando abertura ao Ano do Tigre em plena efervecência da véspera dos Jogos Olímpicos de Inverno, a festa não deixou a desejar em organização, beleza e entretenimento, tendo sido um grande atrativo para turistas e estudantes internacionais, como eu.




As comemorações duram o dia inteiro, com desfiles, concursos de karokê, danças, e promoções em alguns restaurantes. Vancouver tem dois centros de festa: Downtown, da qual se segue para Chinatown, e Richmond, onde há uma concentração de imigrantes chineses com maior renda.


Uma dica é aproveitar a parada em Chinatown para conhecer o Dr. Sun Yat-Sen Classical Chinese Garden (ainda que a época do ano não seja muito propícia a visitação de jardins) e observar toda a arquitetura do bairro, com suas casas, ruas e monumentos em estilo chinês do século XIX. Aproveite e conheça também o grande Mall e suas lojas, com uma grande variedade de produtos importados.


O Chinese New Year é uma festa bonita de se ver e importante por manter as tradições dos imigrantes ainda viva. Vale a pena! ;)