segunda-feira, 14 de dezembro de 2009

Get the Party Started

A primeira coisa que você deve fazer antes de sair pesquisando agências de intercâmbio é definir um OBJETIVO: você quer ir passear? Está indo para aperfeiçoar o idioma? Está buscando qualificação profissional? Pense bem nisso antes de fechar qualquer pacote com uma agência.

Para obter as informações necessárias sobre os programas (work & study, high school, curso de idioma etc.) aconselho que dêem uma boa olhada nos sites das agências e das escolas que os oferece.

Foi numa dessas olhadas que me deparei com o site da PLI (
http://www.pli.ca/). Gostei bastante das informações que pude obter através dali e resolvi enviar um email para saber de que maneira poderia me matricular na escola. A resposta veio através de Heloísa Ono, que me indicou a agência STB (http://www.stb.com.br/), com a qual eles têm um convênio.

Não foi uma decisão fácil, tomada de um dia para o outro. Junto com a minha família, cada opção de programa (au pair, work & study, high school etc.) foi discutida com muito cuidado, pesando prós e contras. No final, o curso de idiomas se adequou mais a minha necessidade e também à minha disponibilidade, considerando que agora sou estudante universitária.

É importante frisar que este é um investimento pesado. É preciso arcar com despesas de passaporte (pra quem ainda não tiver um), visto (incluíndo despachante, caso não haja uma embaixada do país de destino em seu estado), seguro saúde e muitas outras coisas. O valor total geralmente não sai por menos de R$10.000,00.

Por isso é muito importante voltar ao que falei bem no início deste tópico: tenha um objetivo, um plano de viagem. Faça valer à pena cada momento e todo o investimento! (:

Próximo post: a escolha do país e a tortuosa saga para obtenção do visto!

Nenhum comentário:

Postar um comentário