quinta-feira, 17 de dezembro de 2009

MAMMA MIA! Here I Go Again...

Como havia prometido, vamos agora falar sobre a grande e tortuosa saga para obtenção do visto. Existem países que fazem uma verdadeira novela pra dar essa autorização, enquanto que outros não fazem muita questão... Na hora de escolher o seu destino, isso pode acabar influenciando!

É do conhecimento de todos que desde o fatídico 11 de Setembro de 2001 toda a nação estado-unidense tornou-se neurótica. Além do mais, a super população de imigrantes ilegais da América Latina não ajudam muito na nossa imagem...

Para obter o visto de Não-Imigrante dos EUA, é necessário passar por uma entrevista junto ao Consulado ou Embaixada além, é claro, de estar com toda a documentação necessária pra comprovação de que você tem fortes vínculos com seu país de origem. O processo demanda um maior investimento, e pode ser realmente cansativo. Maiores informações visitem: http://www.embaixada-americana.org.br

Para entrar na Nova Zelândia o processo costumava ser mais fácil. Se você tivesse nacionalidade de algum dos países “amigos”, era só voar pra lá. Com o tempo, houve uma “invasão” de pessoas ilegais que não estavam interessadas só no turismo e aí a coisa acabou ficando mais complicada. O visto deve ser solicitado junto à Embaixada do país, em Brasília. É necessário que você tenha em mãos documentos que comprovem sua disponibilidade de recursos para se manter lá!

Na Austrália, cada visto exige um tipo de documentação diferente. Você pode obter os formulários no Consulado Geral, em São Paulo, mas ele só pode ser emitido pela Embaixada, em Brasília. Não é necessário contratar o serviço de despachante neste caso, desde que você reúna todos os documentos e os anexe adequadamente e preencha os formulários corretamente.

O visto para a Inglaterra pode ser obtido junto aos Consulados, em São Paulo e no Rio de Janeiro. Assim como os outros países, é exigida documentação que comprove sua renda para se manter lá e comprovante de matrícula numa escola inglesa. Para aqueles que vão a programas work & study, é necessário lembrar que há um limite de 20 horas semanais, em empregos de meio período ou temporários.

E finalmente, Canadá. Reúna toda a documentação disponível para comprovar seus vínculos com o país de origem (comprovante de matrícula da faculdade, carta da empresa onde trabalha etc.), comprovação de que você terá renda disponível para viver lá durante o período solicitado, comprovante de matrícula numa escola canadense e tudo o mais que for solicitado pela sua agência.

De resto, é ficar em casa torcendo. A aprovação do visto pode demorar de 5 a 15 dias, a depender da sua localização (se solicitou serviço de despachante, ou se foi pessoalmente à embaixada). Antecedentes criminais e nome sujo no SPC podem gerar uma baita dor de cabeça e haverá grandes chances do seu pedido ser negado, portanto fique esperto!

Espero que o post tenha sido útil! Para maiores informações sobre obtenção de visto, consulte a sua agência de intercâmbio ou procure os sites das embaixadas e consulados do seu país de destino! (:

Obrigada por ler,

See ya.

Um comentário:

  1. Funnyquita... só uma correcaozinha: para a Nova Zelandia nao é necessario o pedido de visto previo no Brasil caso a pessoa for permanecer por la por no maximo 6 meses. Este visto será concedido (ou nao) na entrada do pais mesmo... Muita gente vai pra la por nao ter que passar por pedido de visto mas se a imigracao encrencar, mandam de volta para o Brasil do aeroporto mesmo... para quem for ficar mais tempo, sim deverá pedir o visto Neo Zelandes na embaixada em Brasilia...

    ResponderExcluir