domingo, 20 de dezembro de 2009

Heaven is a Place on Earth…


Um dos grandes dilemas do intercambista de primeira viagem é com relação à acomodação; Onde ficar hospedado durante o período de estudos num país estrangeiro?

Existe uma variedade razoável de opções, em que se pode considerar a relação custo x benefício e também, no caso de pais super protetores como os meus, uma maior “segurança”.

Comecemos pela opção que costuma ser a preferida pelos estudantes em geral, em especial aqueles mais jovens: a homestay. Uma casa de família, cadastrada junto à escola em que você se matriculou, será selecionada para a sua estadia. Você pode ter “irmãos” e “irmãs”, bem como outros intercambistas na mesma casa.

Nesta opção, você ainda pode “personalizar”: quarto individual ou compartilhado, quantas refeições (o padrão é oferecer só o café da manhã), internet, suíte ou banheiro compartilhado etc. É uma boa opção para marinheiros de primeira viagem por permitir maior contato com uma família nativa e por haver essa garantia de casa-comida-e-roupa-lavada. Para os pais, então, costuma ser a opção mais segura. Uma das coisas que pode dar errado é haver incompatibilidade com a família anfitriã, mas neste caso você pode solicitar a troca junto a sua escola/agência.

Outra opção seria ficar em residência estudantil. A depender da escola, essa opção poderá ou não estar disponível, portanto verifique previamente com a sua agência de intercâmbio! É uma boa opção para aqueles que conseguem se virar mais ou menos por conta própria. É um local onde haverá troca de experiências constantes entre estudantes do mundo todo, algo bem vantajoso. O que poderia ser um problema é a convivência, caso você tenha um gênio não muito dócil e seja desorganizado (ou não goste de bagunça e tenha um colega bagunceiro). Além disso, seria necessário o gasto extra com alimentação, que teria de ser preparada pelo próprio intercambista ou comprada pronta num restaurante.

Uma terceira opção seria o aluguel de um apartamento na cidade e eventual divisão de despesas com outra pessoa. Infelizmente, não tenho noção dos valores para aluguel de imóveis em Vancouver, mas vocês podem perguntar na comunidade “Vancouver para Brasileiros”, no Orkut. Certamente haverá alguém que poderá lhe informar melhor sobre isso! As desvantagens são as mesmas, sendo que só serão desvantagens se você não tiver tempo/paciência para lidar com esses detalhes.

Espero ter esclarecido as vantagens e desvantagens de cada tipo de acomodação e que essa informação possa lhe ajudar a tomar sua decisão!

Obrigada por ler,

See ya.

2 comentários:

  1. Olá, pelo q entendi vc vai pro Canadá. To em processo de decisão. Tenho uma grana guardada pra comprar um carro velho mas optei por fazer intercambio, pois n tenho nada d ingles, so o basico. Fiz um orçamento por umas agencias, mas n sei se ta bom de valor. Tenho muitas duvidas, gostaria muito de manter contato com vc antes de fechar. Me add no msn lualeaolobo@hotmail.com
    Aguardo seu retorno e boa viagem.

    ResponderExcluir
  2. Você vai pra Vancouver? =D
    Eu morei lá por 2 meses (entre abril e junho). É uma ótima cidade. Fiquei em casa de família. O basement era exclusivo pras intercambistas (3 quartos, 1 banheiro, sala e cozinha só pra gente). Morava eu, uma coreana e uma japonesa. A família era canadense, e tinha 2 filhos: 1 menino de 13 anos e uma menina de 11. Eram mto legais.
    Fiz tudo sem agência, por conta própria...hehehe.
    Se precisar de ajuda, estou a disposição:
    mary_aerosmith@hotmail.com

    ResponderExcluir