terça-feira, 15 de dezembro de 2009

Where do you Go?


Então você decidiu que já é hora de fazer um intercâmbio. Já conferiu entre as agências aquela que tem os melhores preços e as melhores indicações. Agora é hora de definir AONDE você vai...

Falarei brevemente das principais opções para quem pretende melhorar o inglês fora do Brasil:

- Inglaterra: Terra da Rainha, do fish & fries, das melhores universidades do mundo, do chá das cinco... Com uma grande variedade de atividades culturais e ainda a vantagem de poder dar um “pulinho” nos outros países da União Européia, este é o destino favorito da maioria dos estudantes.

Há, porém algumas desvantagens. Apesar de terem aderido à UE, os britânicos mantiveram sua moeda, a libra esterlina, que sempre foi muito forte. Geralmente sua cotação é mais alta que a do próprio Euro. O custo de vida lá pode ser bem alto para estudantes. Então, se a reserva de dinheiro for curta, talvez seja melhor procurar outro destino...

- Austrália: Uma das grandes vantagens deste país é o fato de estar localizado no mesmo hemisfério que o nosso, fazendo com que as estações do ano coincidam. Esta é uma boa opção para quem só pode viajar durante os meses de janeiro a março e não está muito animado com a idéia de encarar um pouco de neve. Além disso, o dólar australiano tem cotação geralmente inferior ao dólar americano, tornando o custo de vida lá relativamente econômico.

O “pequeno” problema deste destino é a distância. As passagens de avião para a Austrália podem ser realmente caras, fazendo com que a opção mais econômica se iguale com as outras apenas por este custo.

- Nova Zelândia: Cenário de grandes produções como “O Senhor dos Anéis” este é um destino que encanta por suas belezas naturais.
Em alguns casos, não é necessário emissão de visto para entrada no país (informe-se melhor junto à sua agência).

É vantajoso pelas mesmas razões que a Austrália (exceto pelo seu inverno, devido à sua maior proximidade com o Pólo Sul) e também problemática pelos mesmos motivos que sua grande irmã.

- Estados Unidos: Eu poderia passar horas falando das coisas boas dos EUA, mas isso eu deixo para os verdadeiros fãs deste país.
A grande questão é que está cada vez mais difícil para os Sul-Americanos conseguir um visto de entrada no país. A exigência de uma entrevista (quando não há escritórios da Embaixada em todos os estados) tem feito muitos optarem pelo seu vizinho Canadá.

- Canadá: Minha escolha. Um dos mais altos IDH do mundo, algumas das melhores cidades para se viver estão lá. O custo de vida pode ser um pouco elevado em algumas cidades, mas o valor do dólar canadense (geralmente mais baixo que o dos USA) torna o custo da viagem vantajoso.

Creio que o clima de algumas regiões do Canadá não seja tão convidativo em determinados períodos chuvosos, fazendo com que suas cidades ganhem apelidos como “Raincouver” (Vancouver, exatamente pra onde eu vou). Se você estiver acostumado demais a temperaturas de 30° durante o ano inteiro, pode não ser uma boa idéia. Além disso, por ser um destino relativamente barato, você encontra muitos brasileiros e gente de todas as nacionalidades vivendo no país, o que pode tornar a tarefa de conhecer a cultura genuinamente canadense um pouco complicada.

Nossa! Acabei me empolgando... Acho que vou deixar o visto para a próxima atualização! (:

Obrigada por ler,

See ya.

2 comentários:

  1. Funny! Que legal o seu blog! Li tudo! uehiheh
    Gostei muito da sua idéia de escrever toda a sua experiência que ainda nem começou! Com certeza você vai escrever muitas páginas aqui e ajudar as pessoas que querem se aventurar sozinho em outro país.
    Daqui a um ano ou dois eu estou vendo se vou morar fora por um tempo também. Vou visitar aqui sempre não só pra saber sobre intercâmbio, mas pra saber como você está! =D

    Bjos minha flor!! Já estou com saudade!!

    PS: Procure um grupo de taiko canadense por lá! ;D

    ResponderExcluir
  2. Funny, parabens!!! voce se mostrou uma otima escritora... wow!! adorei seu blog.

    voce escreveu muito bem sobre as diferencas dos paises e tudo que te levou a escolher o Canada... isso ajudara muita gente.. fiquei muuto orgulhosa de voce viu!

    conte sempre comigo e com os membros da comunidade sempre que precisar. Sucesso a voce!

    ResponderExcluir